O Mercado Está Preparado para Envelhecer?

14 de julho de 2026
12visualizações
O Mercado Está Preparado para Envelhecer?

O Mercado Está Preparado para Envelhecer?

O envelhecimento acelerado da população brasileira está transformando o perfil de consumo, mas especialistas avaliam que o mercado ainda não acompanha essa nova realidade na mesma velocidade. Segundo projeções demográficas, o número de pessoas com 60 anos ou mais continuará crescendo nas próximas décadas, ampliando a chamada economia prateada, um segmento que movimenta bilhões de reais por ano.

Apesar desse potencial, muitos produtos e serviços ainda são desenvolvidos sem considerar as necessidades, preferências e limitações desse público. Barreiras de acessibilidade, atendimento pouco qualificado, linguagem inadequada e soluções tecnológicas pouco intuitivas continuam sendo desafios frequentes.

Por outro lado, empresas que investem em inovação inclusiva, atendimento humanizado e produtos voltados à longevidade já colhem resultados positivos. Setores como saúde, turismo, habitação, educação, tecnologia, lazer e serviços financeiros vêm ampliando sua oferta para atender consumidores mais experientes, ativos e exigentes.

Para especialistas em envelhecimento, preparar o mercado significa ir além da adaptação física dos ambientes. É necessário combater o etarismo, valorizar a experiência da pessoa idosa e reconhecer seu protagonismo econômico e social. Mais do que uma tendência, o envelhecimento populacional representa uma mudança estrutural. As empresas que compreenderem essa realidade estarão mais preparadas para atender um dos públicos que mais cresce no Brasil e no mundo.

Matéria: Núcleo de Reportagem da Repapi para o Portal Idosonews.com / Fonte: RepapiNet / Imagens IA: Arquivo da Repapi / Não esqueça de se inscrever no Canal Pinho Borges no YOUTUBE, e acompanhe diariamente as inspiradoras reflexões do Rev. Pinho Borges.

Compartilhar

Comentários

Seu e-mail não será publicado. É necessário informar nome e e-mail para comentar.

Carregando comentários…

Rádio Maturidade