Centros-dia podem ampliar cuidado e autonomia na velhice
O avanço da longevidade traz novos desafios para as famílias e para as políticas públicas de cuidado. Nesse contexto, especialistas defenderam, durante debate na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, a criação de centros-dia destinados a pessoas idosas que necessitam de acompanhamento durante parte do dia.
Prevista no PL 5.115/2025, a proposta busca oferecer uma alternativa ao isolamento e à institucionalização precoce, garantindo atendimento sem afastar a pessoa idosa do convívio familiar. A ideia é reunir, em um mesmo espaço, alimentação adequada, atividades de convivência, acolhimento e estímulos que contribuam para preservar a autonomia e a qualidade de vida.
Além de beneficiar diretamente os idosos, os centros-dia podem representar importante apoio para familiares que assumem diariamente a responsabilidade pelos cuidados. A medida também pode contribuir para reduzir a sobrecarga física e emocional dos cuidadores.
Durante a discussão, entretanto, houve sugestões para ampliar o público atendido e incluir expressamente pessoas com deficiência que também dependem de cuidados. O debate reforça a necessidade de uma política de cuidados abrangente, capaz de respeitar diferentes necessidades e garantir dignidade, proteção e participação social ao longo da vida.
Matéria: Núcleo de Produção da Repapi para o Portal Idosonews.com / Fonte: Agência Senado / Imagem IA: Acervo da Repapi / Atenção: Não deixe de se inscrever no Canal Pinho Borges no YouTube.
Comentários
Carregando comentários…
